Costa Rica Opera Apenas a Energias Renováveis

A Costa Rica tem fornecido energia ao país inteiro a mais de 75 dias usando apenas energias renováveis. O país não tem sentido falta de combustíveis fosseís durante este ano de 2015, devido a energia hidráulica e à época de chuvas fortes.

A nação de 5 milhões de habitantes também tem acesso a outros tipos energias renováveis, como a energia solar, eolíca e geotérmica.

Porque a Costa Rica necessita de um constante movimento das águas para manter este feito tão impressionante, a naçáo da América Central contribuiu com aproximadamente $1 mil milhão para começar a usar com os seus inúmeros vulcões, expandindo o seu uso de energia geotérmica.

 

A Energia Geotérmica gerou 10% de toda a energia usada na nação no ano passado.

 

O país está no topo da lista de nações impressionantes que produzem a sua própria energia através de energias renováveis.

 

A Suiça, Bulgária e Estónia já alcançaram os seus objectivos para 2020 em termos de energias renováveis.

 

A Dinamarca cria 40% da sua energia através do vento. O território dos Países Baixos, Bonaire, já se encontra a produzir 100% da sua energia através de renováveis e espera ultrapassar todas as metas usando algas como biocombustível.

 

A Costa Rica aponta para funcionar 100% neutra de carbono até 2021, reporta inhabit.com.

 

Se tantos países pelo mundo, como a Costa Rica, e mesmo na Europa como a Suiça, a Bulgária e a Estónia, encontraram uma maneira de usar energias renováveis como forma de sustentabilidade, porquê que países como Portugal…com TANTOS recursos naturais não o faz?

Principalmente quando estas inovações RESOLVEM os principais problemas de Portugal como:

 

  • Dificuldade a pagar as contas básicas;
  • Destuição do Ambiente;
  • Dependência em Corporações 
  • Desemprego
  • A CRISE!

 

Na minha opinião pessoal, mudanças como estas demoram o seu tempo, por terem sido previamente criadas regras absurdas, que fazem com que todas essas leis tenham que ser validadas por pessoas que trabalham num horário previligiado olhando para o relógio à espera que a hora de saída chegue, esquecendo-se que…

 

…o mundo deu-nos tudo o que precisamos para vivermos no mundo de ambundância infinita.

Só temos que tratar o planeta Terra com respeito, usar o que necessitamos e lembrar-nos diáriamente que somos priviligiados por vivermos num sítio tão sagrado que nos fornece energia para vivermos eternamente, fisicamente e espiritualmente.

 

Obrigado por leres,

Filipe Vieira

 

partilha, energias renováveis, Portugal, Costa Rica

Gostaste? pARTILHA!

Comenta conosco

QUERES MAIS? AQUI TENS

[PARTE 2: FLUIDEZ] 9 Dicas de PERMACULTURA que Podes Aplicar JÁ e Sem Experiência Prévia

Nesta PARTE 2 vamos falar sobre dicas para melhorar os resultados do que já fazemos, e como utilizar de uma forma mais optimizada os recursos que já temos ao nosso dispor para ciclos mais fluídos e harmoniosos. Esta série de artigos vai te mostrar práticas que utilizamos em permacultura que não só poupam tempo, esforço, recursos e dinheiro, mas que ao mesmo tempo são parte de uma prática regenerativa, ecológica e mais sustentável que se pode e DEVE fazer em casa e não requer conhecimento ou experiência prévia em agricultura biológica ou permacultura.

Ler Mais»

Lidar com o Fracasso

Com este pequeno segredo podes finalmente saber como lidar com o Fracasso, como “falhar” é de facto uma ferramenta para auto-conhecimento, ajuste de atitudes e comportamentos e até tornar o teu sucesso algo inevitável!

Ler Mais»

exclusivo

torna-te um membro

Subscreve à Newsletter.

Fica a par das novidades e recebe regalias fantásticas.