O que há de tão especial nos Cogumelos?

 

À milhões de anos atrás, a Terra estava coberta de cogumelos. Mas estes tinham METROS de altura, não os meros centímetros que têm hoje.

À 19 000 anos atrás, o Ser Humano já ingeria cogumelos, fosse para medicina, alimentos ou para rituais espirituais.

Os cogumelos são a Internet da floresta – criam uma rede invisivel no subsolo que conecta todas as árvores umas às outras, permitindo uma colaboração entre espécies para o sucesso e crescimento da floresta e da regeneração constante dos ecossistemas.

São uma das fundações de um solo fértil. E são mais parecidos com o ser humano do que com plantas. São uma categoria completamente única (e durante muito tempo, misteriosa) do mundo natural.

Não é de estranhar que o cogumelo ainda é visto como um alimento diferente e até mágico. É gourmet, altamente apreciado para imensos propósitos – alimento, medicina, para regeneração ecológica e até para produção de cabedal vegetal, – está associado a muitos mitos de muitas civilizações diferentes, ainda está muito ligado à magia das fadas e das florestas, e ainda hoje, o pequeno cogumelo fascina (e delicia) milhões de pessoas, como eu e tu.

Do Micélio ao Prato

O objetivo deste workshop é que o participante saia daqui com um conjunto de conhecimentos e competências para poder produzir os seus próprios cogumelos do inicio ao fim. Aqui vais ser exposto ao Processo Completo: do micélio à colheita, em substratos e em tronco.

Terás também a oportunidade de ver como micorrizar uma árvore (inocular uma árvore viva com fungos comestiveis/medicinais ou com propósitos ecológicos), aplicar na prática a produção de cogumelos em tronco, e em substrato de palha em saco, que poderás depois levar para casa e colher a tua primeira colheita de cogumelos que fizeste aqui, com a supervisão do formador.

Plano de Formação (Sábado e Domingo: 10h-18h)

  • Introdução à ecologia e biologia dos fungos,
  • Introdução ao cultivo de fungos,
  • Produção de micélio em caixa de petri, grão e cavilhas,
  • Obtenção e manutenção de culturas comerciais ou selvagens,
  • Cultivo de cogumelos em troncos,
  • Prática de cultivo em troncos.
  • Cultivo de cogumelos em substratos,
  • Cultivo em substratos pasteurizados e esterilizados.
  • Prática de cultivo em substratos esterilizados,
  • Prática de cultivo em substratos pasteurizados.
  • Demonstração de micorrização de árvores, cortesia da “Aromas e Boletos”

O Bilhete Inclui:

Alojamento grátis em regime de campismo;
Opção de estadia a partir de Sexta-Feira à noite, 18 MAIO (Jantar não-incluído – propomos jantar partilhado);
-Refeições vegetarianas durante o workshop;
-Ambiente familiar e acolhedor;
-Acesso Wifi;
-Caminhada pela Fórnea (mediante condições meteorológicas)
-Chill out à fogueira + Assar Marshmallows  e espaço para conversas e convívio;
-Observação Astronómica com Telescópio (sujeito a condições de visibilidade;

-E o teu próprio saco inoculado com Cogumelo Ostra para levares para casa! 

promoção workshop cogumelos

Pagamento Parcelado

Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!


É inegável que há algo de especial e místico a rodear os cogumelos. Desde medicina a alimento, a um dos elementos mais importantes (e negligenciados) de um ecossistema, sempre nos sentimos fascinados com cogumelos.

E queriamos saber mais sobre eles. Queremos produzi-los para medicina, alimento, e regeneração de ecossistemas. E foi nessa busca que conhecemos o José Mateus, que nos ajudou a dar os nossos primeiros passos para compreender este alimento tão único.

É uma honra podermos abrir o nosso espaço a este workshop, para que outros fascinados como nós possam aprender a produzir os seus próprios cogumelos com uma pessoa tão competente e entusiasmada sobre o tema – José Mateus.

O Formador – José Mateus

José Mateus, amante da natureza, desde cedo descobriu a sua paixão pelos segredos do mundo natural. Biólogo,

permacultor, hortelão, viveirista e produtor de micélio irá partilhar connosco as suas vivências no cultivo de fungos,

do esporo ao cogumelo.

https://www.facebook.com/mr.tortulho/

Anfitriões | Promotores – Rute Gabriel e Pipo Vieira

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo online e desenvolvimento pessoal.

A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual.

Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.

7
No tags

7 Comments

  1. Olá boas tenho algum 8nteresse no vosso workshop, sei um pouco do mundo mundo da mixologist mas aprender a fazer é algo que já tenho andado a pensar.
    Vocês entraram material teórico com o workshop? Já agora serve, comida Vegan?
    Abraço e aguardo pela vossa resposta.

    1. Olá Miguel! Muito obrigado pelo teu interesse. Servimos comida vegetariana mas no processo de inscrição pedimos a cada participante que nos diga que restrições alimentares ou alergias têm para ajustarmos o menu o melhor possivel. Geralmente servimos sopa de vegetais e um segundo prato (normalmente chili vegetariano com arroz ou pollenta). Assim a comida também se ajusta bem a dietas vegans. Quanto ao workshop em si, podes consultar o programa de formação teórico que será dado nesta página onde deixaste o comentário. O workshop terá uma componente teórica e outra prática, incluindo a inoculação do teu próprio saco de substrato com cogumelo ostra (que poderás levar para casa) e uma demonstração de micorrização de árvores. Espero ter respondido às tuas questões. Se tiveres mais alguma duvida ou dificuldade na inscrição por favor fala conosco por email: libertatehoje@gmail.com.

      Obrigado e esperamos poder receber-te aqui para o workhsop!
      Rute Gabriel

  2. Boa tarde,
    Por favor, o cultivo tem que ser em ambiente fechado ? armazéns? ou é apropriado para produzir ao ar livre ?
    Cumprimentos
    Parabéns pela iniciativa.

    1. Boa tarde Mónica, obrigado pelo contacto, como estás?

      Podes produzir cogumelos em ambos os cenários que descreveste.
      Aqui na formação, o formador vai falar de ambas.
      No fim da formação cada participante levará um saco de palha inóculado por si.

      Cumprimentos e mais uma vez obrigado!

      Pipo
      Liberta-te

  3. Há (do verbo haver) milhões de anos. Muito interessante, apesar de eu não poder ir, mas gostava. Da próxima vez, se der conta a tempo e horas, vou.

    1. Olá Maria Emilia! Muito gratos pelo seu interesse nesta temátoca fascinante. Para se dar conta a tempo e horas sugerimos que se registe para a nossa newsletter (basta clicar em “Transitar para a Sustentabilidade”) na barra do topo desta página. Assim será notificada antes de sair ao público futuras edições do workshop, outras formações na área da sustentabilidade, ecologia e permacultura que podem ser o do seu interesse, e outro conteúdo útil gratuito, incluindo um PDF e um video sobre Transitar para a Sustentabilidade. Um grande bem haja e esperamos poder recebè-la num dos nossos workshops brevemente! Rute Gabriel, co-fundadora Liberta-te.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.