Estamos a sacrificar o nosso bem estar como mulheres ao mesmo tempo que contribuimos para as alterações climáticas.

 

É verdade.

Cada vez que chega aquela altura do mês, estamos a por a nossa saúde (e o planeta) em risco.

Os métodos mais comuns – tampões e pensos higiénicos descartáveis – contém dezenas de químicos (alguns cancerígenos) que colocam a nossa saúde em risco, e são feitos de materiais descartáveis altamente poluentes.

Como mulheres, temos direito a melhor – alternativas mais ecológicas e saudáveis para todas as mulheres. Pensos ecológicos – feitos de fibras naturais e laváveis – são o complemento perfeito para aquelas que querem cuidar do seu bem-estar, e proteger o meio ambiente.

Neste workshop iremos aprender como seleccionar os materiais, traçar, cortar e executar os nossos próprios pensos laváveis, e iremos também abordar as melhores formas de os higienizar.
Falaremos um pouco sobre o tema da ginecologia natural e das ervas para cuidados femininos.
Não é necessária experiência prévia em costura. A fantástica Tatiana Miranda estará disponível para te acompanhar durante todo o processo garantindo a execução.

Os químicos nos Produtos de Higiene Feminina Convencionais

A quantidade de químicos nocivos presentes em produtos que estão em contacto com as nossas partes mais íntimas, durante uma fase do mês sensível e até sagrada, é abismal e criminoso.

Rayon

A maior parte dos produtos femininos não são feitos de algodão, mas sim de rayon.

Rayon é um tecido feito à base de celulose. Existem preocupações que as fibras de rayon utilizadas em tampões e pensos higiénicos descartáveis contribuem para o risco de contrair Sindrome de Choque Tóxico – uma infecção sanguínea grave.

Dioxina

Dioxina é um subproduto do fabrico de rayon.

Existem preocupações que dioxina, um poluente, esteja presente no algodão e no rayon utilizado no fabrico destes produtos femininos, potencialmente causando endometriose.

Seria de esperar que os pensos e tampões fossem brancos devido ao algodão utilizado para os fabricar…

… mas a verdade é que algodão puro não é branco, mas um tom mais creme. Os fabricantes de pensos e tampões utilizam dioxina para branquear os seus produtos e torná-los brancos.

Os efeitos de dioxina no organismo são cumulativos e o químico pode permanecer no corpo durante 20 anos após exposição ao mesmo.

A Organização Mundial de Saúde lista dioxina como um grupo de químicos perigosos conhecidos como poluentes orgânicos persistentes.

Dioxina é cancerígeno.

Amianto

Se sabemos que amianto é prejudicial para a nossa saúde – coberturas de casas como luzalite são removidas por especialistas devido a serem à base de amianto – então vamo-nos preocupar em manter este químico longe do nosso corpo também.

Amianto, apesar de ser uma substância ilegal, está sob investigação na indústria de fabrico de produtos femininos por estes alegadamente utilizarem este químico em tampões para aumentar as margens de lucro, provocando aumento de fluxo menstrual e sagramento excessivo.

Perfumes Artificiais

Como qualquer outra coisa, não precisamos de mais químicos e componentes artificiais contra o nosso corpo. Perfumes artificiais apenas aumentam a exposição desnecessária a mais componentes químicos e perigosos.

Cloro

Cloro é um componente necessário para purificar e extrair a celulose da polpa de madeira utilizada para fazer rayon.  Tem havido preocupação da parte de consumidores acerca deste processo, por gerar dioxina como um subproduto.

Pesticidas

Pesticidas não são colocados nestes produtos pelos fabricantes. Mas inúmeros pesticidas e herbicidas vão parar aos nossos tampões e pensos devido ao tipo de algodão utilizado no fabrico destes produtos. Quando algodão é utilizado, ele é normalmente de origem questionável e carregado de pesticidas e herbicidas utilizados durante o cultivo do algodão.

Pensos de Tecido Laváveis feitos por Tatiana Miranda

Pensos de Tecido Laváveis feitos por Tatiana Miranda

 

O Impacto Ambiental

  • Cada penso higiénico/tampão descartável demora cerca 500-800 anos a decompor;
  • Cada mulher usa em média cerca de 12 000 – 16 000 durante a sua vida;
  • A indústria de fabrico de produtos femininos descartáveis gera cerca de 15 000 000 toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano;
  • Estes produtos são o 5ª poluente mais comum encontrado em praias, ao longo da costa e em cursos de água.

 

 

Vantagens de Utilizar Pensos Femininos Laváveis

 

É bom para o ambiente

Pensos Laváveis são ecológicos.

Pensos Laváveis feitos por ti mesmo são também personalizáveis ao gosto e necessidades de cada mulher.

Sendo laváveis e reutilizáveis, e feitos de materiais naturais, estes pensos reduzem IMENSO a nossa pegada ecológica, reduzindo os 12 000 – 16 000 pensos que deitamos fora durante a nossa vida.

Pensos esses carregados de químicos e produtos que depois de prejudicarem o nosso bem estar, vão parar nos oceanos e lixeiras e contaminar o nosso meio ambiente durante centenas de anos.

É bom para a nossa saúde:

Pensos laváveis feitos por quem os vai usar coloca-nos em contacto mais saudável e íntimo com um ciclo importante e até sagrado na vida de uma mulher – o seu ciclo menstrual e reprodutor.

Podemos escolher materiais mais naturais como algodão biológico, que permite a respiração da nossa pele e menos potenciais odores e criação de bactérias.

Deixamos de nos expor de forma constante a químicos cancerígenos, que afetam as nossas hormonas, provocam infeções, e até infertilidade.

Cuidamos de nós como mulheres, e da Mãe Natureza através das nossas escolhas pessoais.

É bom para a nossa carteira

Em Portugal, cada penso/tampão custa entre 0.05-0.30€ cada.

Isso significa que cada mulher gastará entre 600-4800€ na sua vida em produtos que negligenciam o seu bem-estar e contribuem para o problema global de Poluição.

 

 

Plano de Formação (10h-17h)

  • Seleção dos materiais;
  • Traçar, cortar e executar os nossos próprios pensos laváveis;
  • Higienização dos Pensos laváveis;
  • Ginecologia natural e ervas para cuidados femininos.

O Bilhete Inclui:

  • Todos os materiais necessários para o workshop
  • Almoço vegetariano e mesa de snacks durante o workshop;
  • Ambiente familiar e acolhedor;
  • Acesso Wifi;
  • Caminhada pela Fórnea (mediante condições meteorológicas)

Pagamento Parcelado

Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!


É urgente e imperativo que demos voz a estas questões de impacto pessoal e ambiental. Sem mostrarmos que não toleramos mais a indústria do lucro em prol da destruição da saúde da mulher e da Mãe Terra, é impossivel gerar a mudança quer queremos ver na indústria de produtos femininos.

 

Por isso é uma honra podermos abrir o nosso espaço a este workshop, para que possamos ter de novo o poder sobre o nosso bem-estar, saúde, higiene e ambiente, graças à fantástica Tatiana Miranda.

A Formadora – Tatiana Miranda

Tatiana Miranda é tradutora, costureira e designer de moda de formação, sendo a Língua e as Artes boa parte dos seus interesses.
Amante da Natureza, da Sustentabilidade e da auto-suficiência.

 

Anfitriões | Promotores – Rute Gabriel e Pipo Vieira

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo online e desenvolvimento pessoal.

A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual.

Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.

0
No tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.