Telhados Verdes, uma técnica Ancestral no Mundo Moderno

 

Telhados Verdes, ou cobertura verde, pode parecer uma novidade do século XXI, mas a verdade é que é uma técnica de construção ancestral com milhares de anos.

Os primeiros registos de “jardins nos telhados”, ou telhados verdes, surgem de antigas civilizações entre o rio Tigre e Eufrates. Um exemplo eram os Jardins Suspensos da Babilónia, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, nos séculos VII e VIII A.C.

Simulação dos Jardins Suspensos da Babilónia, no séc VII A.C, durante o reinado do Rei Nebuchadnezzar II, construidos no que hoje é o Iraque – em clima árido, quente e seco.

 

Neste século onde estamos a consciencializar-nos do Impacto Humano no nosso meio ambiente, muitas destas técnicas estão a ser resgatadas do passado para que possamos viver de uma forma mais integral com a Natureza.


O objetivo deste workshop é que o participante saia daqui com um conjunto de conhecimentos e competências para compreender o conceito de coberturas verdes, e aprender de forma prática a manipulação de materiais naturais de maneira a construir um telhado verde.

Vamos trabalhar com madeira tratada naturalmente, barros e argilas, canas, areias, etc, e perceber como as regalias do séc.XXI se fundem com as técnicas ancestrais dos nossos antepassados.

Vamos construir um telhado verde num galinheiro de paredes de palha confrada (“light straw cob”), e assim terás a oportunidade de aprender em contexto real a criar uma cobertura verde que irá proteger, isolar, e criar um belo lar para as galinhas do nosso projeto.

Pagamento Parcelado: Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!

 

A Beleza dos Telhados Verdes

Porquê telhados verdes?

Para além da sua superioridade estética, quais são as vantagens de ter uma cobertura verde a encimar uma estrutura?

Quinta islandesa com telhado de turfa

Quinta islandesa com telhado de turfa

 

Maior Eficiência Energética

Telhados Verdes reduzem os custos energéticos de uma casa, absorvendo calor e providenciando isolamento natural para a estrutura. De acordo com um estudo do National Research Council do Canadá, até uma cobertura verde extensiva de 15cm pode reduzir as exigências energéticas de Verão por mais de 75%.

Baixando a exigência pelo ar condicionado, telhados verdes reduzem a produção de poluição atmosférica e emissões de gáses de efeito estufa.

Redução do Efeito Ilha Térmica Urbana

Telhados Verdes ajudam a reduzir o Efeito Ilha Térmica Urbana, uma condição onde o ambiente urbano absorve e acumula calor em excesso.

Limpeza do Ar e Produção de Oxigénio

As plantas no telhado verde ajudam na redução de partículas no ar, produzem oxigénio e sombra. Para além disso, esta proteção natural contra calor em excesso permitem a estas coberturas verdes uma durabilidade superior aos telhados tradicionais.

As plantas absorvem e filtram gases poluentes e partículas da atmosfera, e o telhado verde aumenta actividade fotossintética que envolve a produção de oxigénio, aumento da reciclagem de dióxido de carbono, e redução do efeito de estufa.

Isolamento Térmico Natural

Já mencionado num tópico anterior, o telhado verde aumenta a eficiência energética e reduz custos energéticos.

• Isolamento térmico: em Toronto, Canada, medidas de temperatura numa membrana de isolamento no modelo de cobertura verde:

– Área sem cobertura verde – 70º C
– Área com cobertura verde – 25º C

• Redução em 25% da necessidade de ar condicionado em estruturas.

torfhaus - "casa de turfa", uma capelinha na Islândia, isolada do frio.

Torfhaus – “casa de turfa”, uma capelinha na Islândia, isolada do frio.

 

Redução de Corrimento de Águas em Excesso

Outra vantagem importante de telhados verdes é a sua abilidade de reduzir a abrandar o corrimento de águas pluviais em embientes urbanos.

Como a maioria dos telhados e ruas nas cidades são superficies rijas e impermeáveis, o volume e velocidade do corrimento destas águas aumenta tremendamente e é uma das principais causas de inundações urbanas.

Devido às superficies não-porosas como pavimentos e telhados, uma determinada área urbana gera mais de 5x mais corrimento de água que uma área rural/florestal de igual dimensão .

A capacidade que um telhado verde possui em absorver (e filtrar) água diminui significativamente o risco de inundações e sobrecarga dos esgotos com águas pluviais.

A água da chuva é absorvida pelas plantas na sua maioria, outra parte é evaporada, e a água restante (agora filtrada) pode ser recolhida ou levada pelas calhas do telhado.

Valor Estético

Acho que este é o aspeto mais óbvio, e o primeiro que chama a atenção. Nada mais lindo que uma estrutura que se consegue camuflar com o ambiente circundante, ou um prédio que consegue trazer a Natureza para o meio de uma cidade cinzenta.

casa moderna com cobertura verde nas ilhas Faroe

Casa moderna com cobertura verde nas ilhas Faroe

 

Elemento Multifuncional

A verdade é que um telhado ou cobertura verde, seja em que estrutura for, é um elemento com multifunções. E, em permacultura, é exatamente isso que se quer: um elemento que serve várias funções ao mesmo tempo, enquanto regenera e respeita o meio ambiente.

Um telhado verde cuida das pessoas, e cuida da Terra.

Outras vantagens:

  • Melhora o microclima da área;
  • Aumenta Isolamento Sonoro;
  • Oferece habitat natural;
  • Aumenta possibilidade para biodiversidade e nichos ecológicos;
  • Cobertura verde como substituto de áreas de paisagem perdidas;
  • Aumento significativo de espaços verdes num contexto urbano e redução do impacto negativo de construção de estruturas em massa construídas em áreas urbanas.
  • Prevenção de risco de incêndio: composição vegetal do telhado que inclua suculentas e cactos pode abrandar a deflagração de fogo.
  • Diminui o custo de manutenção de estruturas;
  • Aumento de espaços utéis.

HORÁRIO | Plano de Formação 

Abrimos as portas do espaço a partir das 19h de Sexta feira, 15 Março, a quem quiser chegar um dia antes. Se for esse o caso, traz jantar para partilhar.

SÁBADO, 16 Março
  • 09h00 – Início/ introdução à construção natural/ Coberturas verdes
  • 10h00 – Prática – Preparação da cobertura/ teto de madeira e canas/ argamassas
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Morfologia de Terra – Arquitetura e construção Natural
  • 16h00 – Prática – cobertura verde – revestimento de barro/ reboco/ isolamento térmico
  • 19h30 – fim da prática/ descanso/ partilha | Jantar
DOMINGO, 17 Março
  • 09h00 – Prática – cobertura verde – impermeabilização/ drenagem
  • 13h00 – almoço
  • 14h30 – Prática – cobertura verde – terminação/ substrato
  • 18h00 – fim da prática/ partilha/ despedida

O Bilhete Inclui:

Alojamento grátis em regime de campismo;
Opção de estadia a partir de Sexta-Feira à noite, 15 Março (Jantar não-incluído – propomos jantar partilhado);
-Refeições vegetarianas durante o workshop;
-Ambiente familiar e acolhedor;
-Acesso Wifi;
-Caminhada pela Fórnea (mediante condições meteorológicas)
-Chill out à fogueira + Assar Marshmallows  e espaço para conversas e convívio;
-Observação Astronómica com Telescópio (sujeito a condições de visibilidade);

Pagamento Parcelado

Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!


É inegável que há algo de especial e místico numa estrutura com um telhado verde. Para além de todas as vantagens ecológicas e económicas, há uma beleza quase utópica numa cobertura verde. É a arquitetura a fundir-se com a Natureza, de uma forma harmoniosa e única.

Por estas e por outras razões, sempre quisémos aprender mais e construir um telhado verde. E foi nessa busca que conhecemos o Fábio Mendes, que nos ajudou a dar os nossos primeiros passos para compreender este conceito tão único como ancestral.

telhado verde fabio

É uma honra podermos abrir o nosso espaço a este workshop, para que outros fascinados como nós possam aprender a construir um telhado verde com uma pessoa tão competente e entusiasmada sobre o tema – Fábio Mendes, da DeBarro Arquitetura.

O Formador – Fábio Mendes | DeBarro Arquitetura

debarro logo

Natural do conselho Tomar, Fábio estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Foi ainda durante o seu percurso académico que teve oportunidade de conhecer a Arquitetura de Terra, através de uma disciplina optativa que existia na faculdade e lhe despertou o interesse e paixão por esta área.

Rapidamente descobri que a Terra e a sustentabilidade ambiental e Humana eram o caminho a seguir e direcionei toda a minha formação nesse sentido.

O impacto ambiental, humano e económico da construção convencional, faz-me procurar outras soluções, e ao descobrir toda uma nova filosofia e um novo leque de possibilidades com materiais naturais, dediquei o meu tempo a aprender sobre o mesmo.

Depois de ter tido a possibilidade de ajudar na organização de uma Pós-graduação em Eco Arquitetura, que decorreu na Faculdade, comecei a fazer experiências e provas em minha casa.

Desenvolveu a Tese de Mestrado no tema “Arquitetura de Integração social sustentável” e viajou até à Argentina, para aprender mais de construção natural. Participou num curso de formação prática, na Patagónia Argentina, com o Arquiteto Marco Aresta e no ano seguinte voltou como ajudante de formação.

Em 2018, fundamos o DEBARRO Arquitetura e alargamos a área de trabalho da Argentina a Portugal. https://www.facebook.com/debarroarquitectura/

Anfitriões | Promotores – Rute Gabriel e Pipo Vieira

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo online e desenvolvimento pessoal.

A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual.

Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.

0
No tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.