SUSTENTABILIDADE e PERMACULTURA

6 Listas de Plantas e Bases de Dados para Permacultura e Ecologia

6 Listas de Plantas e Bases de Dados para Permacultura e Ecologia

 

Um dos maiores desafios quando começamos a abrir os olhos para a Natureza é a QUANTIDADE de espécies de plantas ao qual estamos subitamente conscientes.

Quando damos por ela, passamos horas a olhar para os nossos jardins, para as ervas daninhas das nossas hortas e para as bermas dos caminhos, mas a identificação destas plantas “novas” e, mais dificil ainda, como interpretar o que estamos a observar, por vezes parece demasiado.

Por isso deixo aqui ao dispor 6 Bases de Dados e Listas de Plantas que descobri na minha busca por recursos que

  • me ajudassem a identificar plantas que observo no meu habitat e o que significa a sua presença, além das suas funções;
  • me ajudassem a perceber que plantas preciso para desempenhar funções específicas (como uma planta fixadora de azoto);
  • perfis de plantas que se dão bem nas condições de solo e clima da minha zona, entre outras caracteristicas…

e muito mais informação super util que nos ajuda a afinar cada vez mais o nosso habitat, tornando-o cada vez mais sustentável e regenerativo.

Depois de bastante pesquisa, as melhores listas que encontrei são em Inglês, mas o Google Translator funciona muito bem a traduzir a informação retida nestes sites, e com a utilização do nome cientifico da planta numa pesquisa google facillmente se encontra mais informação em português.

Mas deixo como bónus 2 sites de listas de plantas em português que considero bastante úteis. São das mais completas em lingua portuguesa que encontrei e uso-as principalmente para perceber em que contextos e climas certas espécies aparecem no nosso país.

Decidi focar-me nestas listas de plantas porque qualquer um consegue pegar no nome de uma planta e colocá-la no google, mas dificilmente se encontram listas onde se pode cruzar informação. Por ex: encontrar uma planta que goste de sol direto, tolere solos argilosos e seja melífera. Algumas destas bases de dados contém centenas de milhares de plantas e, em algumas delas, rapidamente conseguimos destacar exatamente as plantas que queremos conhecer com pesquisas avançadas deste género.

Portanto, sem mais demoras, aqui vai:

1. PFAF | Plants for a Future

https://www.pfaf.org/user/Default.aspx

Encontrei esta lista porque em mais de 80% dos casos em que pesquisava uma planta com “nome cientifico+permaculture”, aparecia-me a ficha completa da planta que procurava neste site.

Desde então tem sido imprescindível para perceber funções de plantas.

Dá para pesquisar a sua base de dados de mais de 7000 espécies cruzando imensos factores para encontrares exatamente o que precisas.

Ou simplesmente insere o nome cientifico da planta pretendida para estudares mais sobre ela – desde funções medicinais, a história da planta, condições necessárias, caracteristicas, e muito mais.

Esta base de dados funciona à base de donativos e é completamente grátis, por isso convido-te a patrocinar esta iniciativa espetacular com o teu donativo, para que possas continuar a tirar proveito do trabalho fantástico que a Plants for a Future têm feito.

2. The Plant List | A maior lista de plantas do mundo

http://www.theplantlist.org/

Esta ENORME lista de plantas identifica 1.25 milões de nomes de plantas, das mais comuns às mais exóticas, passando por espécies essenciais à alimentação humana como trigo, arroz e milho às roseiras do teu jardim e fetos tropicais exóticos, e providencia links para publicações de pesquisa e investigação científica.

O objetivo desta lista é prevenir a identificações falaciosas e assegurar o sucesso destas espécies. Pretende esclarecer uma “salganhada” taxonómica centenária onde nomes sem standard ou estrutura promovem ignorância, rivalidade e muitas vezes confusão que prejudica a nossa percepção na saúde e número dos exemplares das espécies.

Com um plano adoptado em Nagoya, Japão, membros da Convenção pela Biodiversidade das Nações Unidas prevê que esta base de dados estará completa em 2020.

plantlist1plantlist2

3. Natural Capital Plant Database | Dados de Plantas em Permacultura

https://permacultureplantdata.com

Esta base de dados é um repositório de informação sobre plantas para climas temperados para design ecológico. Quer sejas um “novato” ou um designer em permacultura experiente, esta lista espera poder levar o teu conhecimento de plantas e sistemas ecológicos ao próximo nível. Citam diversas fontes para fornecer os detalhes de caracteristicas de plantas, tolerâncias e comportamentos, funções ecológicas, usos humanos, factores a ter em conta, e consorciações possiveis.

permacultureplantdata1permacultureplantdata2permacultureplantdata3

Esta base de dados tem diferentes niveis de membro, dependendo das tuas necessidades e das ferramentas que precisas. Um membro grátis tem apenas acesso à “Plant List” (que coloquei como exemplo na primeira foto deste site). Como podes ver abaixo, existem muitas outras ferramentas úteis que poderás ganhar acesso, por exemplo, fazendo-te membro “Annual Individual” por uns meros 30$ por ano. (cerca de 25€).

Explora este site fantástico e todos os recursos que têm ao dispor.permacultureplantdata4

4. Practical Plants | Enciclopédia Colaborativa

http://practicalplants.org/wiki/Practical_Plants

Practical Plants é uma enciclopédia de edição colaborativa comunitária e base de dados de informação de plantas cultivadas com propósitos práticos para o ser humano. Conta com mais de 7400 artigos botânicos que cobrem temas como funções medicinais, alimentares ou materiais, informação de cultivo e propagação, consorciação de plantas e policulturas.

practicalplants1practicalplants4

O que gosto mais acerca desta lista de plantas (para além de ser construida comunitáriamente) é que tem um motor de pequisa avançado se não souberes que plantas precisas mas conheces as caracteristicas do LOCAL onde queres plantar.

practicalplants2practicalplants3Uma desvantagem de ser editável por qualquer um – devido a ser de edição colaborativa comunitária, como a wikipédia – é que alguma informação pode não estar correta. Mas por isso é que temos outras listas onde podemos sempre cruzar informação e confirmar.

Mas em qualquer base de dados se deve cruzar informação. Não quero desvalorizar a informação reunida nesta lista, de maneira nenhuma. É um dos sites que mais uso, principalmente quando tenho aqueles espaços mais complicados e não sei que plantas seriam as mais apropriadas àquele local.

5. Permaculture Plant Index | Temperate Climate Permaculture

www.tcpermaculture.com/site/plant-index/

Em comparação com algumas listas que já partilhei, esta lista de plantas ainda é pequena e está a ser desenvolvida, mas a maior vantagem que vejo nesta lista de plantas é que está organizada por estratos da floresta. Ou seja, tens a categoria das árvores de copa alta, de coba baixa, herbáceas, raízes, fungos, arbustos, trepadeiras, cobertura de solo. O que é muito útil para um design de um bosque de alimentos, policultura perene ou agro-floresta.

tcpermaculture1tcpermaculture2Não encontrei este site pela sua lista de plantas. Encontrei-o pelo conteúdo interessante que têm acerca de policulturas e guildas para bosques de alimentos. Até fiz download de um dos PDFs deles. Muito util.

Por isso fiquei muito satisfeita quando vi que estão também a desenvolver uma lista de plantas de utilização em permacultura. Apesar de ser especifico para climas temperados, ainda trabalham com espécies comuns em Portugal.

tcpermaculture3

6. Sturtevant’s Edible Plants of the World, 1919 | Henriette´s Herbal Homepage

https://www.henriettes-herb.com/eclectic/sturtevant/index.html

Esta lista de plantas é mais um mimo. Se és como eu, adoras conhecimento ancestral. Esta lista de plantas foi compilada em 1919, pelo que deves consultar a sua informação com conta e medida e sempre cruzando com conhecimento científico botânico actual.

Mas não deixa de ser lindo podermos consultar uma lista destas, com informação que talvez se tenha perdido e/ou não esteja presente noutras listas mais modernas.

A “history buff” dentro de mim não resistiu em partilhar esta contigo… plantas, conhecimento ancestral e livros antigos? Queres uma combinação melhor que esta?

henriettesherbal1henriettesherbal2

E para além disso, se vires a barra lateral do site, encontras imensos outros recursos muito uteis, incluindo outras obras no inicio do séc.XX, homeopatia, botânica, etc.

BÓNUS

Jardim Botânico da UTAD

https://jb.utad.pt/pesquisa

Esta lista de plantas é particularmente util por várias razões:

  • É uma lista com foco em plantas EM Portugal
  • Mostra um mapa de distribuição da planta pesquisada no país
  • Indica se a planta que pesquisaste se encontra no Jardim Botânico da UTAD
  • Tem plantas organizadas em várias categorias, incluindo “coleções”
  • Mostra o Habitat/Ecologia da planta (como podes ver nas imagens abaixo)

UTAD0UTAD1UTAD2

Flora-On | Flora de Portugal

http://flora-on.pt/

Esta lista é, na minha opinião, mais útil na pesuisa de grupos de plantas – a tabela lateral mostra familias de plantas, mas podes também pesquisar plantas específicas. Este site também mostra mais pormenores nas carateristicas dos ciclos de vida das plantas em Portugal: épocas de floração, frutificação, etc.

Também permite pesquisar por indice temático e tem uma opção de exploração bioclimático.

floraon1floraon2

Espero que estas listas te ajudem como me têm ajudado a mim a desvendar este mundo que se abre para nós quando olhamos para sustentabilidade, regeneração ecológica e permacultura: as nossas amigas plantas.

Conheces mais listas/recursos botânicos online e queres partilhar? Comenta abaixo e contribui para a partilha de conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.