II Formação de Microbiologia do Solo

 

Sabias que Composto NÃO É um fertilizante?

É, na realidade, um INOCULANTE, de microorganismos benéficos para o teu solo.

Interessante não é?

A verdade é que sabemos muito pouco acerca de um dos elementos mais importantes para o ser humano – o SOLO.

Ao ponto de haver muita confusão entre o que é solo fértil, como atingi-lo e como o manter.

De onde vem a fertilidade do solo?

 

E perante os problemas globais de exaustão do solo, perda de fertilidade e erosão, o ser humano tem abusado do seu planeta a que chamamos TERRA.

A verdade é que a terra é muito mais do que poeira ou matéria mineral inerte, mas sim uma estrutura de vida microscópica indispensável à nossa sobrevivência e à dos ecossistemas deste planeta.

Perante a perda de uma das fundações de abundância do nosso planeta devido ao abuso do ser humano, o que podemos fazer para sermos membros activos de regeneração da TERRA?

Cuidar do nosso solo é um passo simples e indispensável para garantirmos o bem estar do planeta, de futuras gerações de humanos e outros seres vivos.

Solo saudável=Plantas saudáveis=

SOBRE A FORMAÇÃO

 

A manutenção da fertilidade dos solos sempre dependeu dos organismos que nele habitam e que dele fazem parte.

Nesta oficina vamos aprender a produzir biofertilizantes e fermentados à base de microorganismos selvagens, que ajudam a aumentar a biodiversidade no solo e promovem a saúde das plantas.

Tudo isto com naturais e procedimentos simples que pretendem devolver a fertilidade do solo para a mão do agricultor.

“Não existem solos pobres – existem solos sem vida.” -Elaine Ingham (microbiologista americana, pesquisadora de biologia do solo e fundadora da Soil Foodweb Inc.)

O objetivo desta formação é compreendermos melhor a ecologia do solo, de maneira a conseguir solos regenerados, férteis, e abundantes, de forma simples e através de métodos naturais.

Queremos, através desta formação, disponibilizar a todos o poder de fazer a diferença na sua terra – no seu solo, nas suas terras, nas suas comunidades, fazendo a diferença que queremos ver no mundo.

Diferença entre um solo rico em microorganismos e um pobre em vida microbiológica.

Diferença entre um solo rico em microorganismos e um pobre em vida microbiológica. Fonte: SoilFoodWeb Inc.

 

O BILHETE INCLUI:

 

  • Alojamento grátis em regime de campismo: opção de estadia a partir de sábado à noite (1 Junho) (Jantar não-incluído – propomos jantar partilhado);
  • Almoço vegetariano e mesa de snacks durante todo o dia;
  • Ambiente familiar e acolhedor, com espaço para convivio e partilha
  • Acesso Wifi

botao inscrição microbiologia

PROGRAMA

Reprodução de microorganismos nativos e produção de biofertilizantes.

 

  • Introdução à ecologia dos solos,
  • Soil food web (Rede trófica do solo),
  • Importância da matéria orgânica,
  • Bactérias fixadoras de azoto,
  • Fungos decompositores e micorrizas,
  • Produção de “semente de microorganismos nativos”,
  • Produção de aminoácidos de peixe,
  • Produção de leveduras,
  • Produção de protozoários,
  • Produção de humato de potássio a partir de húmus de minhoca,
  • Produção de bactérias ácido-lácticas e soro de ácido lactico,
  • Produção de biofertilizante à base de microorganismos nativos,
  • Produção de quelatos.

 

VALOR ESPECIAL

Quando muitas formações especializadas na ecologia dos solos podem rondar as centenas (senão milhares) de euros, queremos fazer desta informação inestimável acessível a todos.

PAGAMENTO PARCELADO

Para facilitar ainda mais, tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!

Significa que podes garantir a tua participação nesta formação por apenas 27€, pagando os restantes 30€ no dia da formação!

botao inscrição microbiologia

SOBRE O FORMADOR

JOSÉ MATEUS, MR.TORTULHO

 

José Mateus, amante da natureza, desde cedo descobriu a sua paixão pelos segredos do mundo natural.
Biólogo, permacultor, hortelão, viveirista e produtor de micélio irá partilhar connosco o seu conhecimento acerca do solo e da multiplicidade de vida existente nele, do qual somos todos dependentes.

Conhecemos o José ao participar num dos seus workshops de Produção de Cogumelos, e foi uma inspiração desde então. Vimos logo que queriamos fazer parte do trabalho fantástico que ele faz: espalhar informação sobre o mundo natural que nos rodeia.

Desde então temos trabalhado com ele em workshops de Produção de Cogumelos aqui no nosso espaço, e agora, sobre Microbiologia do Solo, um outro tema que nos fascina.

É com muita alegria, e uma grande honra, poder recebê-lo aqui de novo contigo, e sabemos que vais ficar tão fascinado como nós com o que ele tem para partilhar.

SOBRE A ORGANIZAÇÃO

Rute e Pipo, Liberta-te

rute e pipo

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo online e desenvolvimento pessoal.

A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual.

Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.

botao inscrição microbiologia

1
No tags

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.