Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Quando:
11/04/2020@10:00_18:00
2020-04-11T10:00:00+01:00
2020-04-11T18:00:00+01:00
Onde:
Auditório do Centro de Interpretação Ambiental Navio Gil Eannes
Doca Comercial
4900-321 Viana do Castelo
Custo:
Promoção: 57€
Contacto:
Andreia Bastos - ANIMA em Geração Phoenix
963 830 755
Devido à corrente crise Covid-19, o Projeto Liberta-te decidiu adiar eventos e formações presenciais.
Queremos que todos possam tomar as decisões que entenderem serem as melhores para si e para a comunidade, para além do facto da deslocação para workshops presenciais no momento que vivemos nacionalmente viola as directrizes do Estado de Emergência declarado, no que diz respeito ao que é considerado uma deslocação essencial ou urgente.
 
Decidimos por isso, adiar os eventos presenciais e disponibilizarmos eventos de formação online para que possamos continuar a servir esta comunidade com informação e conteúdo que nunca foi tão importante e relevante como é agora: utilizar permacultura para caminhar para a Auto-suficiência, resiliência e comunidades mais ecológicas e autónomas. Cuidar da Terra e Cuidar das Pessoas, hoje mais que nunca.
 

Como?

Podes escolher uma ou várias das opções abaixo:
  1. Subscreve à nossa newsletter e serás notificado de todas as novidades: novas datas para os eventos presenciais adiados e lançamento de workshops online, entre outras regalias: https://www.liberta-te.com/newsletter
  2. Podes explorar e inscrever-te para o workshops presencial abaixo – vamos continuar a ter as inscrições abertas, – sabendo que assim serás notificado imediatamente e até fazer parte da conversa para encontrar novas datas, assim que tal for possível.
Permacultura na Educação Infantil: Implementação dos Principios da Permacultura e Educação Regenerativa no Lar e na Escola  

Nós não herdamos a Terra dos nossos pais. Nós pedimo-la emprestada aos nossos filhos.”

 

O que é Permacultura?

Permacultura é um sistema de éticas, principios e metodologias de design que visam a criação de habitats regenerativos para humanos. Permite desenhar espaços fisicos e comunidades que trabalham com a Natureza, em vez de contra ela, e permite nutrir o Ser Humano como um membro intríseco deste planeta. As três éticas principais da Permacultura são Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas e Partilha Justa. Acreditamos que permacultura vai muito mais além do design de espaços físicos, da agricultura biológica, da conservação ambiental, das casas ecológicas e energias renováveis. Permacultura tem o potencial de mudar paradigmas e formas de pensamento que colocaram a Humanidade numa posição consumista, egoísta, deprimida, e ecologica e socialmente destrutivas. Se não ensinarmos os nossos filhos sobre a Natureza, não podemos esperar que eles a protejam, usufruam, nutrem e sejam nutridos por ela.

As 7 pétalas da flor de permacultura, que representam as 7 áreas fundamentais para a sustentabilidade e regeneração ecológica e social Humana, segundo a Permacultura. Imagem de: https://rotalunar.com.br/as-7-petalas

 

SOBRE O WORKSHOP: O potencial da Permacultura na Educação Infantil

Com este workshop queremos capacitar pais, professores, acompanhantes, amas, animadores e educadores em geral que queiram implementar educação regenerativa no lar e na escola sobre:
  • como aplicar estes princípios no seu dia-a-dia, com foco em particular na educação;
  • compreender como os principios são uma filosofia que podem ser vividos com a criança e transmitidos a ela, através de brincadeiras e actividades, que a capacitem com pensamento crítico, resolução criativa de problemas, empatia, e uma visão mais holística do planeta e do seu lugar nele.
  • como a educação infantil com permacultura permite alimentar os gostos e interesses de cada criança, expô-la a uma planóplia de temáticas, e até contextualizar matéria dada em currículo escolar, facilitando a integração real destes conhecimentos de uma forma mais pragmática, útil e divertida.
Ao longo deste workshop não só ficarão familiarizados com este universo fascinante da Permacultura, mas terão também actividades e brincadeiras para várias faixas etárias, que permitem introduzir permacultura na educação infantil, para além do contexto necessário para que possam ir criando as vossas próprias actividades educativas utilizando permacultura ao longo do tempo e adequados a cada criança.
inscrição permacultura na educação infantil

PROGRAMA

Introdução à Permacultura: – Éticas e Principios: Desenvolver empatia e nutrir criatividade – Os Princípios de Permacultura aplicados na Educação Infantil – Um design em permacultura: zonas e sectores. – Um design em permacultura: estudo do elemento (com exercício) Aprender com a Natureza: – Lifeweb (com exercício) – Padrões e biomímica (com exercícios) – Elos entre permacultura e matéria escolar: Actividades para crianças mais velhas. O potencial para contextualizar e ligar actividades de permacultura com disciplinas do currículo escolar: física, química, ciências naturais, História, Matemática, Arte, etc… – Sugestões de actividades para qualquer idade: a horta, o bosque de alimentos, o vermicompostor, bioconstrução com materiais naturais e reciclados (com receitas para argamassas naturais), jogo dos pares, sementeiras, hotel de insetos, etc…
PRICE TAG permacultura na educação infantil

[Vagas Limitadas]

OPÇÃO DE PAGAMENTO PARCELADO

Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!

VALOR ESPECIAL

Queremos fazer desta informação inestimável acessível a todos, principalmente aos interessados na área para fazerem a diferença nos seus espaços e nas gerações futuras. Obrigado por isso, e faz parte da mudança que queres ver no mundo 🙂

Organização – Andreia Bastos do Projeto ANIMA em Geração Phoenix

 
ANIMA é um núcleo de inovação social, com enfoque ambiental e contornos artísticos. A nossa missão primordial é gerar um impacto social e ambiental positivo, por isso todo o trabalho desenvolvido engloba as faixas etárias de cidadãos desde o ventre até ao cume da sabedoria anciã. Acreditamos que ser saudável e ser sustentável vai muito para além das questões ambientais por si só, e que passa incontornavelmente pelo desenvolvimento de uma cultura regenerativa, que engloba o Ser Integralmente: pessoal&social, psicológico&emocional, do interno para o externo e do local para o global. ANIMA tornou-se uma força que tem como principal objectivo criar um Centro de Educação Para a Paz e Sustentabilidade. Um espaço voltado principalmente para o público infantil, que possa servir/complementar a formação das novas gerações, como espaço de apoio ao estudo convencional e como espaço de apoio ao ensino doméstico. Uma educação que capacite para o mundo real, que todas as crianças merecem. Uma fusão entre a permacultura e a pedagogia montessoriana.

Formadores – Rute Gabriel e Pipo Vieira do Projeto Liberta-te

 

A Rute e o Pipo na sua horta no Outono de 2019, numa visita do Jornal de Leiria. Podes espreitar o artigo do Jornal de Leiria clicando na imagem.

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo ambiental e social, e desenvolvimento pessoal.
A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual. Descobrimos Permacultura em 2013 e desde então mergulhámos a fundo nesta esfera de conhecimento. Além de produção de eventos permaculturais e formações, temos participado na regeneração ecológica de outros espaços através das nossas consultorias, designs em permacultura, implementações no terreno e eventos escolares.
Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.
inscrição permacultura na educação infantil

Comenta conosco

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

QUERES MAIS? AQUI TENS

exclusivo

torna-te um membro

Subscreve à Newsletter.

Fica a par das novidades e recebe regalias fantásticas.