Quando:
Maio 18, 2019@10:00 am_5:00 pm
2019-05-18T10:00:00+01:00
2019-05-18T17:00:00+01:00
Onde:
Chão das Pias, Porto de Mós
Custo:
Promoção: 57€
Contacto:
Rute Gabriel e Filipe "Pipo" Vieira
2414 470 144

Sabias que é possível satisfazer o teu desejo por comida biológica e saudável ao mesmo tempo que regeneramos o planeta com uma simples horta em permacultura?

 

Com uma horta em permacultura, é possivel construir solo, regenerar ecossistemas locais enquanto recuperamos o nosso direito de soberania alimentar.

Usando as éticas básicas de permacultura de Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas, e Troca Justa, e os princípios de design em permacultura, é possivel criar e manter uma horta sustentável e regeneradora de forma simples e descomplicada.

O que é uma Horta em Permacultura?

Trata-se de um método de criação e manutenção de uma horta que utiliza biomímica, padrões naturais e a forma como a Natureza e seus ecossistemas funcionam para trabalhar com a Natureza em vez de contra ela para a produção de alimentos, “regulação” e controlo de pragas, e aumento natural de fertilidade e biodiversidade.

Uma horta orgânica com os princípios da permacultura.

Este workshop será um dia de aula prática onde iremos aprender:

  • a cultivar os nossos vegetais, legumes e alguns frutos,
  • como fazer o nosso composto orgânico,
  • controlo biológico de ervas indesejadas,
  • plantas companheiras,
  • sementeiras,
  • recolha e conservação de sementes,
  • calendário de plantação,
  • design em permacultura e muito mais!

Casais | Famílias, com crianças são bem-vindos!

Vem passar um dia conosco rodeado de Natureza, no nosso cantinho do paraíso no meio do Parque Natural de Serra d’Aire e Candeeiros, com a fantástica Silvia Floresta!

Conhecemos a Sílvia em Setembro de 2016, quando fomos à Eco-Aldeia do Vale para tirar o Curso de Design em Permacultura. A Sílvia foi uma das nossas formadoras, e desde então tem sido uma aventura de aprendizagem e partilha entre o Liberta-te.com e a Aldeia do Vale. É uma honra para nós receber alguém tão inspirada, experiente e apaixonada pela Natureza e permacultura no nosso espaço para ensinar sobre sistemas mais naturais de produção de alimentos.

[Vagas Limitadas]

Permacultura na Prática | Programa:

– Agro-ecologia
– Canteiros mistos ( plantas), com cobertura ( palha)
-Calendário de plantação
-Plantas companheiras
– Sementeiras
– Bio-fertilizantes | Adubação verde | Preparados biodinâmica
​-Flow forms
-Compostagem
-Design em permacultura e mais;
– Paisagens exuberantes
– Ambiente familiar e acolhedor

 


[Vagas Limitadas]

Pagamento Parcelado

Queremos facilitar. Agora tens a opção de te inscrever para o workshop pagando 50% do valor do workshop para garantir o teu lugar, e os restantes 50% pagos à porta!

O Bilhete também Inclui:

-Refeição vegetariana e snacks durante o workshop
-Ambiente familiar e acolhedor
-Acesso Wifi
-Caminhada pela Fórnea (mediante condições meteorológicas)
-Espaço para conversas e convívio;

 

A Formadora: Silvia Floresta

Desde criança que tem uma enorme paixão pela vida no campo, plantas, sementes animais e pessoas! Estudou botânica e regeneração de solos. Trabalhou com 900 espécies vegetais da flora da região no Parque Natural de Sintra onde aprendeu e desenvolveu inúmeras competências, desde propagação de plantas, recolha e conservação de sementes, reconhecimento de pragas e doenças em plantas (árvores), jardinagem histórica, manuseamento de máquinas de jardinagem e agricultura.

A viagem continuou até à Austrália no Permaculture Research Institute onde estudou Terraplanagem em permacultura ( movimentos ou trabalhos de terra), projetos de ajuda humanitária em permacultura, formação de professores em permacultura, Permacultura urbana,
recolha e conservação de sementes, biologia do solo, compostagem, fertilizantes naturais, biodinâmica, silvicultura, estufas, sistemas de animais, bosques de alimentos, hortas urbanas, agricultura biológica, design em arquitectura ecológica, sistemas energéticos, aquacultura, estabelecimento de comunidades.

Um dos seus trabalhos principais é a recolha e conservação de sementes de espécies altamente ameaçadas. Em 2008, fundou o projecto de educação ambiental – Permacultura nas Escolas e desde então tem trabalhado com várias escolas.

Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido várias formações relacionadas com a sustentabilidade tais como recolha e conservação de sementes, agricultura sinérgica, agricultura e permacultura urbana, permacultura nas escolas, hortas em pequenos espaços, permacultura na cozinha, produção de sabonete artesanal natural e várias oficinas “faz tu mesmo”.

Desenvolveu vários cursos em Portugal com outros professores.
Tem uma enorme paixão por sementes e acredita que o futuro das variedades tradicionais é a sua preservação e a liberdade para todas as sementes!

“A melhor herança que posso deixar aos meus filhos é um planeta saudável!”

De momento está envolvida com vários projectos de permacultura em Portugal, e no Quénia, nos quais desenvolve design, consultoria e formação em permacultura.

http://silviafloresta.com/
https://www.facebook.com/florestasilvia

www.aldeiadovale.com

[Vagas Limitadas]

Anfitriões | Promotores – Rute Gabriel e Pipo Vieira

Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e em harmonia com a Natureza, com ajuda de permacultura, empreendedorismo online e desenvolvimento pessoal.

A Nossa Missão com a fundação do Liberta-te, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada a nivel pessoal, profissional e espiritual.

Acreditamos que quanto mais disseminarmos – pela Internet e presencialmente – conteúdo valioso, informação relevante, apoio, ferramentas e formações sobre como levar uma vida sustentável a todos os níveis, enquanto se descobre o nosso propósito, mais fácil será para cada um o impacto positivo no seu estilo e qualidade de vida pessoal, e na nossa comunidade maior, o planeta que habitamos.

0
No tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.