Permacultura no Youtube | 7 Canais sobre Permacultura, Ecologia e Autossuficiência

Permacultura no Youtube | 7 Canais sobre Permacultura, Ecologia e Autossuficiência

Como já deves saber, permacultura é a nossa vida.

Adoramos que descobrimos este modelo que nos permite

  • conectar mais com a Natureza,
  • revalorizar e regenerar os nossos recursos naturais e locais,
  • e desprende-nos da culpa que sentimos pelo mal que causamos neste planeta, tornando-nos em agentes mais regenerativos.

Permacultura, autossuficiência ou transitar para um estilo de vida mais alinhado com ecologia pode parecer uma mudança muito grande, complicada e dificil, mas acreditamos que é possivel para todos.

E a Internet pode ser uma ferramenta essencial para aprendermos e desmistificarmos esta ideia.

É um Universo paralelo IMENSO, mas há tanta informação que por vezes é dificil encontrar conteúdo de qualidade, e que nos interesse neste mundo digital.

Por isso compilámos para ti esta lista de canais de permacultura no Youtube que nós seguimos para nos inspirarmos, tirar ideias, aprender, e principalmente sentir que existem muitas soluções, técnicas e metodologias éticas e alinhadas com permacultura que nos permitem ir ao encontro de estilos de vida alternativos completamente viáveis regenerativos e ecológicos.

Este movimento de permacultura e estilos de vida regenerativos não são só uma moda – chegaram para ficar.

Estes canais são maioritariamente em inglês. MAS não te preocupes – podemos sempre propôr aos canais nos darem autorização para colocarmos legendas nos seus videos. Por isso, se quiseres legendas, por favor comenta abaixo qual o video que queres legendado e nós faremos o nosso melhor.

1.Stefan Sobkowiak

Este canal é uma descoberta recente e até agora temos gostado particularmente da interpretação de padrões e até da significância da presença de certos elementos, como formigas ou afídeos, explicados nestes videos.

Os videos são consisos e informativos em relação a tópicos específicos relacionados com o espaço em que vivem, interpretação da natureza usando princípios de permacultura.

2.Living Web Farms

Este canal é um dos nossos favoritos.

Oferecem as gravações de formações, palestras e workshops gratuitamente no canal de Youtube. Estes videos são mais longos, entre 30 e 90 minutos cada video, mas a informação é valiosíssima e os formadores são geniais. Temas desde regeneração de solo a produção de biochar, este canal tem um bocadinho de tudo!

Se gostas de videos mais longos com informação mais concentrada, este canal é para ti.

3.Geoff Lawton Online

Como não podia deixar de ser, temos que incluir o Geoff Lawton na lista. Um dos primários alunos de Bill Mollison, e o considerado “filho pródigo” da permacultura, Geoff tem muuuuuito conhecimento para partilhar.

Este canal é mais focado em ensinar sobre design em permacultura, e responder a perguntas específicas a dúvidas que nem sabias que tinhas!

Ajuda a entender porque certos aspetos de design foram implementados da maneira que foram, explica certos processos que muitas vezes são deixados para trás quando se fala de forma mais geral, e ajuda-nos mesmo a perceber a interligação de elementos num design de uma forma direta e simples.

4.Natureza Comestível

Decidi incluir este canal na lista por diversas razões:

  1. É um canal em português
  2. É um dos POUCOS canais portugueses que são consistentes tanto na qualidade como na quantidade de videos publicados.
  3. Prestam um serviço brutal que se enquadra perfeitamente na esfera de conhecimento que procuramos como amantes da Natureza, permacultores, e guardiões da Terra: aprender sobre alimentos silvestres no nosso país, caracteristicas, onde encontrar e como preparar essa abundância selvagem.

Os videos são realizados e apresentados pela Alexandra Azevedo que tem sido uma activista nas áreas do conhecimento da nossa flora alimentar nacional e também muito activa nos movimentos a favor de alternativas a pesticidas e herbicidas, como o glifosato.

Aprendo sempre algo novo neste canal, principalmente como usar as plantas que sabemos terem potencial alimentar, mas que muitas vezes se torna dificil saber como as preparar da melhor forma ou encontrar receitas para estes ingredientes ancestrais e invulgares no nosso dia-a-dia.

5.Justin Rhodes

O formato deste canal é um pouco diferente. Não são tanto pequenos videos formativos sobre um específico tema, mas sim em formato vlog, em que acompanhamos o dia a dia de uma familia na sua quinta em permacultura, nos EUA.

Gosto do formato de vlog deste canal, permite-nos ter uma janela de como é levar uma vida de transição para autossuficiência usando permacultura, deparamo-nos com os problemas, sucessos, desafios e tudo o que acontece no dia-a-dia desta linda familia.

Justin já apresentou algumas formações, mas este canal dedica-se exclusivamente a desmistificar o estilo de vida e mostrar como é na realidade viver numa quinta, acompanhar os projetos implementados e tudo o que isso implica.

6.Verge Permaculture

Adoro este canal. Verge Permaculture tem video super informativos, pragmáticos e úteis para quem quer por as mãos na massa.

Alguns videos são muito mais um acompanhamento para os DIY (faz tu mesmo), tem cursos, e recentemente adquiri um livro da sua autoria: “Rainwater Harvesting” que pode vir acompanhado com uma ferramenta online.

Prestam serviços de permacultura em Calgary nos EUA, e o Youtube deles está carregado de informação interessante que se aplica a qualquer clima.

7.Matt Powers – The Permaculture Student

ADORO. ESTE. CANAL.

Adoro o formato, a energia e a disposição geral de Matt quando ele está a demonstrar algo no espaço dele ou quando está a ensinar algo.

Acho que a boa disposição, entusiasmo e energia são fulcrais para transmitir conhecimento e uma mensagem poderosa, e adoro acompanhá-lo tanto no Youtube como no Facebook.

O canal mostra conteúdos diversos, incluindo designs de espaços de outros praticantes de permacultura, tours com explicação do sistema, etc.

Recomendo viviamente pela qualidade de informação (um dos meus videos favoritos dele é sobre como saber quando fazer o “chop and drop” – cortar e largar biomassa no terreno) como pela energia inspiradora.

Se souberes de canais de permacultura no youtube em portuguê que criam conteúdo desta área que te inspiram, não hesites em partilhar conosco nos comentários para que possamos disseminar!

Como este, sugerido pelo João Guerreiro na nossa página de Facebook:

8.Happen Films

Nem sei como deixei escapar este. Obrigado João por nos lembrares deste canal.

Se ainda não achaste um canal inspirador, este é capaz de ser o conteúdo para ti.

Happen Films dedicam-se a fazer documentários sobre permacultura, sustentabilidade, ecologia, autossuficiência, regeneração ambiental, construção natural e tudo o que eles acham que sejam movimentos positivos de regeneração da relação Humano-Natureza.

São documentários profundamente inspiradores e lindos de ver, que partilham conteúdo e pessoas a fazer a diferença neste planeta, cada um à sua maneira.

Mais recentemente fizeram uma tour ao espaço Melliodora, de David Holmgrem, um dos fundadores da Permacultura!

Recomendado:

Se quiseres também podes explorar o nosso canal de youtube aqui, e os videos que lançamos todos os dias na nossa página de Facebook.

2ª edição

Gostaste? pARTILHA!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Comenta conosco

QUERES MAIS? AQUI TENS

Porque Os Nossos Espaços Urbanos PRECISAM de Permacultura: O Problema É a Solução!

O objetivo último da permacultura é viver em harmonia e integrados com o nosso meio ambiente natural. A paisagem urbana é o ambiente perfeito onde a Humanidade pode aprender a transformar esse sonho numa realidade. Estas são apenas algumas das muitas formas como a permacultura tem o potencial de nos auxiliar a atacar os desafios mais iminentes com que nos deparamos nas áreas urbanas em todo o mundo.

Ler Mais»

exclusivo

torna-te um membro

Subscreve à Newsletter.

Fica a par das novidades e recebe regalias fantásticas.