Filipe Vieira SUSTENTABILIDADE e PERMACULTURA

Shou Sugi Ban: Uma Forma Simples e Ecológica de Tratar Madeira

Ler Este Artigo Demora-te: 5 min… e não te esqueças de ver o video no final do artigo! 

 

Achas que Arsénico e Cromo são químicos hidrosolúveis ideais para tratar madeira?

Realisticamente a tua resposta a esta minha pergunta não tem grande relevância, a maioria da madeira tratada hoje em dia é maioritariamente tratada com hidrosolúveis com estes dois químicos como principais componentes.

Já alguma vez pensaste que pudesse existir uma alternativa viável a esta prática comercial/global?

Neste artigo vamos mostrar-te como tu próprio podes tratar a tua madeira contra fungos, bactérias e ainda a protegeres contra o fogo de uma maneira simples e ecológica.

A esta técnica que vamos falar hoje, os Japoneses chamaram Shou Sugi Ban (ou Yakisugi) à centenas de anos atrás.

 

O que é o Shou Sugi Ban?

Esta técnica consiste em queimar a parte exterior da madeira, raspar a camada escura de lignina que é criada pela celulose a arder, molhar a madeira e selar com óleo de linhaça ou óleo de Tung.

Não existem registos das origens desta técnica, mas temos conhecimento que construtores já a usavam no século XVI como forma de tratar madeiras, normalmente cedro, contra climas muito húmidos, que tornavam a construção com madeira pouco viável devido ao apodrecimento da mesma através de fungos e bactérias.

O Shou Sugi Ban, por mais incrível que pareça, também tornava a madeira resistente a fogos.

Na minha opinião pessoal, este tratamento de madeiras, além de todas as qualidades acima referidas, ainda tem a vantagem de ser estéticamente atraente.

Ao longo do tempo, a prática de chamuscar o exterior da madeira deu lugar a tratamentos químicos (que incluem componentes como Arsénico e Crómio) e para satisfazer a estética começaram a pintar a madeira com uma tinta preta que se assemelha ao aspecto original da madeira queimada.

Se me perguntares qual é a razão pelo qual existiu essa transição, não te sei responder ao certo, mas o mais provável é ter sido um decisão a nível comercial, com o objectivo de conseguirem tratar mais madeira num curto espaço de tempo para satisfazer o mercado.

O meu objectivo com este artigo é partilhar contigo uma alternativa aos vernizes e hidrosolúveis que afectam directamente a terra onde contactam, e não tem tanto resultado como o Shou Sugi Ban.

Já li que madeira tratada com esta técnica e sem manutenção alguma, consegue ficar preservada durante 80 anos.

Yakisugi Infograf

Aplicações Práticas

Aqui no Eco-Projecto Chão das Pias, deparamo-nos com esta técnica quando fomos à procura de soluções para usar madeira não-tratada que tinhamos na garragem, para construir uma casa de banho seca na rua.

Obviamente que a primeira recomendação apresentada foi para usarmos um verniz ou uma tinta selante. Na nossa cabeça, foi bastante óbvio que essa prática não era ecológica. Não foi preciso pesquisar durante muito tempo para encontrar a técnica Shou Sugi Ban, aliás, estava em todo o lado como a melhor técnica em termos de qualidade do tratamento, acabamento estético e ecologia.

Decidimos aplicá-la nos barrotes e madeira necessária para construirmos a estrutura da nossa casa de banho seca. Foi tão simples que até parecia mentira.

Nós usámos um maçarico para tornar o processo mais rápido, mas se quiseres podes fazer uma fogueira e usá-la para queimar a madeira. Após isso, usámos um esfregão de arame para raspar a camada residual de pó preto que ficou na madeira, molhamos e depois de seca passamos uma camada de óleo de linhaça em toda a superficie.

Como já podes entender, é um processo simples que qualquer um consegue fazer em casa, e é mais um passo em prol da ecologia.

Este exemplo foi o mais pertinente no Eco-Projecto Chão das Pias, mas existem infinitas aplicações para o Shou Sugi Ban. Este Natal, quando decidimos que queriamos fazer os presentes nós mesmos, fizemos presentes utilizando esta técnica, não tanto para efeitos de preservação mas sim pela estética,  como podes ver na foto abaixo.

 

20170105_164506

 

Espero que este artigo tenha sido útil para ti. Se já conhecias este conceito partilha conosco as aplicações práticas em que usaste o Shou Sugi Ban e se tiveres mais informações que não encontraste aqui, por favor partilha-as conosco e com todos os outro leitores deste blog para que possamos todos aprender mais.

Se tiveres informação extra para partilhar com a malta estamos abertos a todas as opiniões e promovemos o desenvolvimento de ideias novas – deixa o teu feedback nos comentários ou nas redes sociais!

 

1 Comment

  1. bom dia estava procurando uma para preservar madeira eucalipto para construções e não conhecia esta, mas vi em um vídeo que existe outra técnica ecológica que seria a defumação de madeira. Olha não vi o equipamento funcionado mas são tambores interligados colocados em um terreno em declive e lá no pé da engenhoca coloca-se o cavados de madeira para queimar (alcatrão) eu não vi funcionando mas parece que da certo. Mas parabéns e obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ao publicar um comentário neste site, está a aceitar os termos de privacidade deste site Política de Privacidade e da forma como os seus dados são armazenados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.