BIO FERTILIZANTE | de Salgueiro. Receita para Enraizamento

Neste curto artigo (e video) vais poder ver as multiplas funções do salgueiro (ou chorão), e como funciona este bio fertilizante de salgueiro que podes fazer em casa para enraizamento de estacas, aumento de taxa de sucesso de transplantes de plantas, e até para curar dores de cabeça.

Salgueiros sempre evocaram em mim uma imagem idílica e romântica de uma paisagem maravilhosa e calma.

Quando decidimos que queríamos levar uma vida mais sustentável, a primeira condição foi não utilizar qualquer tipo de pesticidas, herbicidas ou fertilizantes artificiais e prejudiciais.

Foi aí que nos deparámos com o salgueiro. É uma árvore com imensas funções – e se queres ver um permacultor a babar-se todo, é com um elemento tão bonito, benéfico e multi-usos como o salgueiro, desde medicina, a material de construção, a alimento para animais, a barreira ciliar (previne toxinas de contaminar cursos de água e previne erosão).

Um desses usos é um bio-fertilizante chamado água (ou chá) de salgueiro. Trata-se de uma preparação natural que contém hormonas de enraízamento provenientes desta espécie (Salix spp).

Salgueiro a sair de dormência

Salgueiro a sair de dormência

COMO FUNCIONA O BIO FERTILIZANTE DE SALGUEIRO?

A forma como funciona é devido a duas substâncias que se encontram na espécie Salix (Salgueiros); nomeadamente, Ácido Indolbutírico (AI) e Ácido Salicílico (AS).

 

Ácido Indolbutírico (AI) é uma hormona vegetal que estimula o crescimento de raízes. Está presente em altas concentrações nos ramos novos do salgueiro.

Ácido Salicílico (AS) (um composto químico semelhante à Aspirina) é uma hormona vegetal que está envolvida em estimular as defesas naturais da planta, no processo chamado “resistência sistemática adquirida” – quando um ataque a uma parte da planta induz uma resposta de resistência a patógenos noutras partes da planta. Pode também criar uma resposta de defesa nas plantes circundantes, convertendo o AS num estado químico volátil.

Quando fazes água de salgueiro, ambos os ácidos são lixiviados pela água, e ambos têm efeitos benéficos quando usados na propagação de estacas. Uma das maiores ameaças de estacas novas é infeção por bactérias ou fungos. O Ácido Salicílico ajuda a planta a combater infeção, e contribui assim para uma maior taxa de sobrevivência da planta.

Deep Green Permaculture

 

Receita de Bio Fertilizante de Salgueiro (para Enraizamento):

 

  1. Recolhe novos ramos e galhos de qualquer tipo de salgueiro (Salix spp.) que tenham casca verde ou amarela. Não utilizes ramos mais velhos, que terão a casca castanha ou cinzenta. A Primavera é ideal para recolher ramos novos de salgueiro.
  2. Remove todas as folhas, elas não são utilizadas (podes deitá-las no composto ou na alfombra da tua horta) e corta os ramos em pedaços
  3. O próximo passo é adicionar a água. Podes fervê-la e juntá-la aos raminhos, como um chá, e deixar apurar durante a noite; ou só adicionar água fria e deixar descansar vários dias. Nós escolhemos ferver a água.

E já está! Agora é só coar os raminhos e coloar o liquido num recipiente prático de usar na tua horta. Podes molhar a ponta das estacas na água umas horas antes de colocar na terra, deixar as estacas de molho neste chá, e/ou regar a terra com a água de salgueiro após transplante.

Gostas da ideia de fazeres os teus próprios preparados naturais para a tua horta ou bosque de alimentos? Então vais adorar este artigo, onde te falamos de outros bio fertilizantes que podes fazer a partir de casa!

 

Gostaste? pARTILHA!

Comenta conosco

QUERES MAIS? AQUI TENS

DIY Trator de Galinhas com Materiais Reciclados

A Primavera está a chegar e está a chegar a hora de ir cuidar dos jardins, quintas e hortas. E se pudesses fazer todo esse trabalho de preparar a terra para cultivo SEM TERES DE SER TU A FAZÊ-LO? Isso não só é possível, como podes ao mesmo tempo, fertilizar a terra, ganhar recursos como alfombra e composto, e até carne e ovos?!

Ler Mais»

[PARTE 1: ALQUIMIA] 9 Dicas de PERMACULTURA que Podes Aplicar JÁ e Sem Experiência Prévia

Nesta PARTE 1 vamos falar sobre como temos recursos em casa que não sendo utilizados – são lixo e poluição – mas bem aproveitados, tornamo-nos em alquimistas e transformamos esse lixo em bens preciosos e úteis. Esta série de artigos vai te mostrar práticas que utilizamos em permacultura que não só poupam tempo, esforço, recursos e dinheiro, mas que ao mesmo tempo são parte de uma prática regenerativa, ecológica e mais sustentável que se pode e DEVE fazer em casa e não requer conhecimento ou experiência prévia em agricultura biológica ou permacultura.

Ler Mais»

exclusivo

torna-te um membro

Subscreve à Newsletter.

Fica a par das novidades e recebe regalias fantásticas.