Costa Rica Opera Apenas a Energias Renováveis

A Costa Rica tem fornecido energia ao país inteiro a mais de 75 dias usando apenas energias renováveis. O país não tem sentido falta de combustíveis fosseís durante este ano de 2015, devido a energia hidráulica e à época de chuvas fortes.

A nação de 5 milhões de habitantes também tem acesso a outros tipos energias renováveis, como a energia solar, eolíca e geotérmica.

Porque a Costa Rica necessita de um constante movimento das águas para manter este feito tão impressionante, a naçáo da América Central contribuiu com aproximadamente $1 mil milhão para começar a usar com os seus inúmeros vulcões, expandindo o seu uso de energia geotérmica.

 

A Energia Geotérmica gerou 10% de toda a energia usada na nação no ano passado.

 

O país está no topo da lista de nações impressionantes que produzem a sua própria energia através de energias renováveis.

 

A Suiça, Bulgária e Estónia já alcançaram os seus objectivos para 2020 em termos de energias renováveis.

 

A Dinamarca cria 40% da sua energia através do vento. O território dos Países Baixos, Bonaire, já se encontra a produzir 100% da sua energia através de renováveis e espera ultrapassar todas as metas usando algas como biocombustível.

 

A Costa Rica aponta para funcionar 100% neutra de carbono até 2021, reporta inhabit.com.

 

Se tantos países pelo mundo, como a Costa Rica, e mesmo na Europa como a Suiça, a Bulgária e a Estónia, encontraram uma maneira de usar energias renováveis como forma de sustentabilidade, porquê que países como Portugal…com TANTOS recursos naturais não o faz?

Principalmente quando estas inovações RESOLVEM os principais problemas de Portugal como:

 

  • Dificuldade a pagar as contas básicas;
  • Destuição do Ambiente;
  • Dependência em Corporações 
  • Desemprego
  • A CRISE!

 

Na minha opinião pessoal, mudanças como estas demoram o seu tempo, por terem sido previamente criadas regras absurdas, que fazem com que todas essas leis tenham que ser validadas por pessoas que trabalham num horário previligiado olhando para o relógio à espera que a hora de saída chegue, esquecendo-se que…

 

…o mundo deu-nos tudo o que precisamos para vivermos no mundo de ambundância infinita.

Só temos que tratar o planeta Terra com respeito, usar o que necessitamos e lembrar-nos diáriamente que somos priviligiados por vivermos num sítio tão sagrado que nos fornece energia para vivermos eternamente, fisicamente e espiritualmente.

 

Obrigado por leres,

Filipe Vieira

 

partilha, energias renováveis, Portugal, Costa Rica

2ª edição

Gostaste? pARTILHA!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Comenta conosco

QUERES MAIS? AQUI TENS

[PARTE 2: FLUIDEZ] 9 Dicas de PERMACULTURA que Podes Aplicar JÁ e Sem Experiência Prévia

Nesta PARTE 2 vamos falar sobre dicas para melhorar os resultados do que já fazemos, e como utilizar de uma forma mais optimizada os recursos que já temos ao nosso dispor para ciclos mais fluídos e harmoniosos. Esta série de artigos vai te mostrar práticas que utilizamos em permacultura que não só poupam tempo, esforço, recursos e dinheiro, mas que ao mesmo tempo são parte de uma prática regenerativa, ecológica e mais sustentável que se pode e DEVE fazer em casa e não requer conhecimento ou experiência prévia em agricultura biológica ou permacultura.

Ler Mais»

Lidar com o Fracasso

Com este pequeno segredo podes finalmente saber como lidar com o Fracasso, como “falhar” é de facto uma ferramenta para auto-conhecimento, ajuste de atitudes e comportamentos e até tornar o teu sucesso algo inevitável!

Ler Mais»

exclusivo

torna-te um membro

Subscreve à Newsletter.

Fica a par das novidades e recebe regalias fantásticas.